A Associação de Paralisia Cerebral da Madeira possui uma pequena sala com aproximadamente 48 m 2 de área onde se praticam atividades motoras adaptadas e boccia. Contempla ainda nas suas instalações uma piscina aquecida (aproximadamente 32ºC) onde os frequentadores das aulas podem ter natação com o acompanhamento do professor de educação física. Assim a Educação Física/Desporto Adaptado divide-se em 3 grandes áreas: Boccia, Natação e Atividade Motora Adaptada.


Boccia

O Boccia é sem dúvida, a atividade com maior expressão na APCM.
Isso deve-se ao facto de ser um desporto competitivo e entusiasmante com a característica de poder ser praticado por um grande número de elementos independentemente das suas limitações físicas e está dividido em Boccia de lazer e competitivo abrangendo mais de trinta clientes de CAO e LAR.


Natação

Na natação, o “incapacitado” ganha “independência” e são vários os casos de praticantes com os membros inferiores comprometidos, impossibilitados de andar no dia-a-dia, que conseguem realizar marcha e deslocar-se, sem ajuda, dentro de água. Assim a água facilita os deslocamentos e diminui os desequilíbrios. Nas nossas aulas fazemos adaptação ao meio-aquático (fase fundamental) através dos elementos/domínios básicos da natação: respiração, imersão, flutuação/equilíbrio. Alguns aventuram-se nos estilos e deslocam se em crawl, costas e bruços.

 


Atividade Motora Adaptada

Na atividade motora adaptada desenvolvem-se uma multiplicidade de exercícios de perícia, manipulação e deslocamentos com a preocupação de fomentar o desenvolvimento psicomotor do atleta, dos quais é destacado o Slalom em cadeira de rodas.


Polybat

O Polybat, ou ténis de mesa lateral como também é conhecido, é uma prática desportiva, criada na Inglaterra em meados dos anos 80. A atividade surgiu como uma alternativa recreativa para quem não pudesse praticar o ténis de mesa convencional. Para a prática desta modalidade, é apenas necessário movimento dos membros superiores e capacidade preensão da raquete.

É um jogo dinâmico e com regras fáceis. Oferece ao participante uma experiência rica, com benefícios ao nível motor, cognitivo e social. O polybat permite o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, autoimagem, autoestima, aliado ao lazer e recreação.