Animação Sociocultural

A animação sociocultural tem o objetivo de desenvolver as capacidades de cada cliente, estimulando a sua autonomia, imaginação e criatividade proporcionando o bem-estar e qualidade de vida através da participação em atividades culturais ou de lazer com o intuito da manutenção ou desenvolvimento de capacidades e enriquecimento pessoal.


Educação

Ao nível da educação, a APCM, promove o desenvolvimento e o reconhecimento das capacidades, características e valores das pessoas com necessidades especiais através de atividades pedagógicas que não seguem os padrões da educação formal.

Os seus objetivos passam pela orientação educativa ou formativa de tempos livres, através de atividades físicas de lazer e recreação com o intuito de proporcionar conhecimentos que levam a população a uma melhoria da sua qualidade de vida e autoestima, capacitando-os  para a sua atuação nos mais diversos espaços na sociedade.

Desta forma, os nossos utentes são os seus próprios autores da construção e passagem de conhecimento, assumindo um papel preponderante na sua própria educação.


Educação Visual e Tecnológica

Nos Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) pretende-se que os nossos utentes aprendam novas técnicas e que as coloquem em prática na criação de produtos da sua autoria, tendo como finalidade estimular e facilitar o desenvolvimento das suas capacidades, ou então que desenvolvam atividades de ocupação ou recreio.

Os artigos produzidos pelos nossos utentes são diversos, destacando-se as tapeçarias, têxteis, madeiras e papel. Tentamos sempre que possível reutilizar e transformar materiais pois temos uma grande consciência ambiental. Os nossos produtos podem ser encontrados em feiras da nossa responsabilidade, certames e eventos para os quais somos convidados ou então na nossa página de Facebook. O objetivo destas atividades é também dar a conhecer à comunidade o excelente trabalho que os nossos utentes são capazes de desenvolver.


Nutrição

O nutricionista é o profissional responsável pela planificação e acompanhamento das ementas adequadas aos utentes, do ponto de vista nutricional e energético, de forma a satisfazer as necessidades. Isto de acordo com a faixa etária e estado de saúde, e tendo em conta as preferências dos próprios utentes;

O dietista/nutricionista é o profissional de saúde que contribui para a melhoria da qualidade dos serviços, nomeadamente, nas áreas da Qualidade e Segurança Alimentar, Gestão de Serviços de Alimentação, Nutrição Clínica, e Educação Alimentar.


Informática