A Fisioterapia atua, de forma a desenvolver, manter e restaurar o movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
O papel do Fisioterapeuta na Paralisia cerebral e lesões afins é após avaliar, as alterações motoras encontradas no individuo, maximizar a funcionalidade e melhorar a qualidade de vida.
Os objetivos principais da Fisioterapia são melhorar e manter o potencial funcional e qualidade de vida dos utentes prevenir posturas patológicas e problemas músculo-esqueléticos, evitando o agravamento de deformidades.
O Fisioterapeuta tem ainda um papel importante na seleção das ajudas técnicas adaptadas às necessidades reais de cada utente, proporcionando a sua autonomia e funcionalidade;
Atuamos também nas áreas da cardiorrespiratória, hidroterapia e cuidados continuados, no âmbito de lar.
A Terapia da Fala é responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas diferentes áreas que abrange. Na APCM esta foca-se de forma mais acentuada ao nível da: comunicação, linguagem, fala, motricidade oro-facial e alimentação. Com este trabalho pretende-se que os jovens que frequentam a associação possam disfrutar de uma maior qualidade de vida, associada a uma maior autonomia. Consequentemente teremos jovens mais felizes, motivados e socialmente integrados.
A Terapia Ocupacional promove o maior desempenho nas diversas ocupações diárias, seja através do desenvolvimento de competências sensório-motoras, cognitivas e/ou sociais, ou da adaptação de contextos de desempenho para atingir sempre a máxima autonomia possível.
Tenta maximizar as capacidades já existentes, melhorando a função e o desempenho das atividades dos indivíduos com patologia neuromotora. Adapta o ambiente para promover um maior controlo e acessibilidade ao mesmo,e desenvolve o treino de ajudas técnicas.
A Hidroterapia utiliza a água como objeto terapêutico. É possível através da água aquecida, promover estimulação visual, auditiva, tátil e propriocetiva. Esta atua sempre com o objetivo de desenvolver o fortalecimento muscular, promover um maior controlo postural, melhorar a coordenação motora, promover o relaxamento muscular e o aumento de amplitudes articulares.
O Snoezelen, este caracteriza-se como um ambiente multissensorial, onde são utilizados um conjunto de equipamentos e materiais, que proporcionam estímulos controlados, desde som, luzes, vibração, cores e texturas, que proporcionam sensações de conforto e relaxamento. O ambiente é adaptado o que permite o controlo por parte dos utentes, promovendo assim um maior autocontrolo e autonomia, facilitando o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais, motoras e de comunicação.
A Psicomotricidade tem como objetivo principal desenvolver a capacidade de ser e de atuar num contexto psicossocial.
Na APCM, a intervenção do Psicomotricista é feita aos seguintes níveis: Terapia Psicomotora, Psicomotricidade em Meio Aquático, Treino de Competências Sociais, Terapias Expressivas e Atividade Motora Adaptada.
A intervenção psicomotora no meio aquático permite que sejam realizados movimentos conscientes na água, ultrapassando os problemas motores. O ambiente aquático proporciona ao indivíduo experiências e vivências novas e variadas, favorecendo a percepção sensorial e a acção motora.
Os programas de competências sociais têm como principal objectivo promover a aquisição de um conjunto de comportamentos adequados à convivência em grupo, na relação com os colegas, bem como na sociedade em geral. Engloba áreas relacionadas com as componentes verbais e não verbais da comunicação, estratégias de resolução de problemas e treino assertivo, abrangendo a prevenção e reabilitação de várias populações alvo.
A expressão corporal é um modo de expressão do corpo. As sessões, realizadas em grupo, baseiam-se em atividades de movimento e rítmicas, que visam desenvolver a livre expressão de forma a contribuir para um desenvolvimento harmonioso (trabalhando a atenção, coordenação, imaginação, comunicação, conhecimento do corpo). Os exercícios propostos são direcionados a cada utente, tendo sempre em contas as suas limitações e aspirações.